Comecei a me interessar pela receita depois de ver no site do Olivier Anquier, mas confesso que antes não era muito fã do molho barbecue, gosto do churrasco do modo mais clássico, temperado somente no sal grosso, por isso nunca tive vontade de comer este molho. Mas quando vi este jeito novo de usar o barbecue na costelinha assada no forno, me rendi.
Resolvi fazer exatamente como estava na receita do Olivier, ficou muito bom!
Em uma ida minha e da Baby a Ribeirão Preto fomos no Outback, pois todos falavam da costelinha no barbecue e da cebola empanada deles, achamos os dois bem gostosos, mas a quantidade de pimenta do reino era demais, roubava totalmente o gosto dos pratos, uma pena.
Voltando a minha costelinha, falo assim por que adaptei a receita do Olivier e o modo de fazer para ser feita em duas fases, congelando a carne assada para depois colocar o molho e servir em outro dia. Fiz essa alteração a pedido do meu sogro para ser servido no Bar Boza. Mas se você quiser fazer para comer em seguida siga a orientação no video do Olivier.
Vamos a receita:
Costelinha ao molho Barbecue
O que vai:
1 peça inteira de costelinha de porco (1-2 Quilos)
Cebola, alho, sal, pimenta, pimentão, azeite, vinho branco ou tinto e alecrim fresco para a marinada.
Molho:
80 Ml de Molho Inglês
80 gramas de açucar mascavo
150 gramas de molho de tomate pronto peneirado
2 colheres de mostarda
2 dentes de alho descascados e inteiros
Como faz:
Coloque a carne dentro de um saco plástico reforçado e junte os temperos da marinada, amarre bem a boca e deixe no mínimo 12 horas virando de vez em quando.
Depois de muito tempo marinando a carne vai ficar bem temperada e macia.
Coloque em uma assadeira e cubra com papel alumínio e leve ao forno baixo (180°) por 4 horas, sem deixar que falte liquido na assadeira, se necessário vai colocando o liquido da marinada. Quando pegar bem a cor e ficar suculenta tire do forno e congele em saco próprio.
Para o molho coloque em uma panela o açúcar mascavo e deixe derreter bem, junte os outros ingredientes e mexa até engrossar. Retire os dentes de alho e guarde na geladeira em um recipiente de vidro, de preferência esterilizado.
Neste ponto você tem a mão um delicioso almoço ou jantar guardado em sua geladeira, esperando somente seus amigos chegarem de ultima hora.
Quando resolver fazer descongele a costelinha no microondas, coloque em uma assadeira e espalhe bem o molho por cima, leve ao forno alto por cerca de 25 minutos.
Sirva com batata sauté e arroz branco e deixe um pouco do molho em um potinho na mesa, pois todos vão querer um pouco mais do delicioso barbecue que você mesmo fez.
Espero que gostem desta receita maravilhosa,que faz um bem enorme para alma!!!
Abrax!
hummmmm
ResponderExcluirOlá, é muito boa mesmo!!!
ResponderExcluirDe lamber os beiços...hehehe
hmmmmm! Isso me lembrou muito esse prato aqui http://www.bistro12.com.br/comida/costelinha-de-porco-aspargo-fresco-chef-renato-furtado
ResponderExcluir